Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

Pré-Universitário DASE - SEED/SE


www.seed.se.gov.br

Em qual área você pretende fazer Vestibular?
Biológicas
Exatas
Humanas
Sáude
Resultado
Desenvolvimento CPD/DASE
Total de visitas: 74038
- Geografia

QUESTÕES

1) (UFPR) Com relação ao processo de urbanização do continente africano, julgue as proposições abaixo:
00 Os países do continente afircano apresentam a menor taxa de urbanizaçao entre os paises subdesenvolvidos.
11 A urbanização africana está relacionada com a ampliação da economia de exportação, a partir de 1950 quando houve um aumento do consumo mundial de matérias-primas, combustíveis fósseis e produtos agrícolas.
22 O ritmo crescente de transferência da população rural para as cidades africanas tem contribuído para amenizar a pobreza das sociedades africanas. Estima-se que até 2010, devido à migração campo/cidade, diminua consideravelmente o contingente de africanos que hoje vivem abaixo da linha de pobreza, cerca de um terço da população.
33 As áreas de urbanização mais acentuada da África são África do Sul, a região petrolífera do Golfo da Guiné e a faixa litorânea do Mar Mediterrâneo.
44 A proximidade com a Europa transformou o norte da África na região de melhor estrutura urbana do continente. Cidades como Trípoli e Cairo têm estrutura urbana semelhante à de algumas das maiores cidades européias.

2) (UFSC) A economia-mundo foi reforçada quando as empresas transnacionais cruzaram as fronteiras dos Estados Nacionais, deslocando seu capital para regiões que atendiam de forma mais adequada a seus interesses econômicos. Com a globalização, porém, outros problemas, em âmbito mundial, foram se tornando cada vez mais evidentes, exigindo soluções. Abaixo encontram-se proposicções relativas a essas questões, julgue-as:
00 O acirramento da divisão Norte X Sul, baseada em critérios sócio-econômicos, apresenta como destaque o grande contingente de nações subdesenvolvidas, observando-se que os países emergentes convivem com os da África Subsaariana, marginalizados da economia global.
11 A transmissão em tempo real de acontecimentos de qualquer parte da Terra é fruto do avanço das telecomunicações, como ocorreu com a Copa do Mundo de 2002, realizada na Coréia do Sul e no Japão, importante “tigre” asiático e segunda maior economia do planeta, respectivamente.
22 A dimensão cultural da globalização é necessária para o estabelecimento das grandes corporações transnacionais, e se manifesta através da música, televisão e filmes, sugerindo ao mundo um padrão de vida e consumo a ser seguido por todos.
33 O terrorismo e qualquer outra atividade do crime organizado, como as máfias e o tráfico de drogas, de mulheres e de crianças, encontram mais facilidades para expandir suas ações criminosas graças aos avanços tecnológicos das comunicações oriundos da Revolução Técnico-Científica e Informacional.
44 A globalizção da pobreza, a parte cruel da atual fase do capitalismo, caracterizada pelas diferenças cada vez maiores entre ricos e pobres, quer sejam indivíduos, regiões ou países, tem gerado protestos em várias partes do mundo.

3) (UFSC)“O acontecimento mais marcante de toda a primeira metade do século XIX, nos EUA, foi a conquista do oeste, imortalizada pelos livros de história, pelos romances e pelo cinema, através dos filmes de faroeste.” (CÁCERES, F. História da América. SP: Ed. Moderna, 1992, p.106).Sobre esse processo da história norte-americana, assinale as afirmações.
00 Dentre os fatores que contribuíram para a “conquista do oeste”, pode-se citar a descoberta do ouro nas montanhas Rochosas.
11 Ao fim do processo de colonização do oeste, muitos núcleos indígenas puderam sobreviver livres, com possibilidade de integrar-se ao resto da nação, mantendo suas identidades culturais.
22 Para o oeste americano, rumaram pessoas adeptas do protestantismo, contribuindo, assim, para o surgimento de uma série de igrejas protestantes..
33 A “marcha para o oeste” era, em grande parte, justificada pela doutrina do “destino manifesto”, segundo a qual os norte-americanos tinham sido predestinados por Deus à conquista dos territórios, entre os oceanos Atlântico e Pacífico..

4)(UFS). A América Latina é formada por um conjunto heterogêneo de países que apresentam níveis sociais e econômicos muito distintos. Sobre esse continente, analise as afirmações.
00 Os países que constituem as Antilhas têm em comum o elevado grau de dependência econômica. Colonizados por europeus, muitos dos países abrigavam plantations destinadas a abastecer as metrópoles. Depois de se tornarem independentes, os países antilhanos passaram para a esfera de influência dos Estados Unidos. A única exceção é Cuba.
11 A industrialização do México teve início durante os anos de 1970 e guarda semelhanças com a industrialização dos Tigres Asiáticos. A iniciativa de promover a industrialização partiu do Estado mexicano e do interesse dos Estados Unidos de conter a crescente emigração. O processo foi desencadeado com a criação de indústrias maquiadoras dispersas pelo país.
22 Os países da América Central sofrem com os problemas naturais, pois são constantemente assolados por terremotos e furacões. Apesar desses problemas, o ritmo de crescimento econômico tem se mantido em constante elevação.
Superados os problemas de guerrilhas, a Nicarágua e a Guatemala lideram a região.
33 A Venezuela é grande produtora e exportadora de petróleo e fez desse produto sua principal fonte de divisas, resultando desse fato uma grande fragilidade econômica, pois nos momentos em que o barril de petróleo tem preço baixo no mercado mundial, a economia do país entra em crise. 44 Grande parte dos países sul-americanos banhados pelo Oceano Pacífico tem apresentado ritmo de crescimento muito rápido. As políticas neoliberais implantadas a partir dos anos de 1990 conseguiram transformar os países de exportadores de produtos primários em exportadores de bens industriais. O nível de vida das populações tem melhorado sensivelmente graças à industrialização. A única exceção é a Colômbia, mergulhada nos problemas ligados ao narcotráfico.

5) (UFS). A América Anglo-Saxônica, formada por apenas 2 países, pode ser considerada como uma das áreas mais prósperas do mundo. Canadá e Estados Unidos pertencem ao seleto grupo do G-7 e, no caso dos Estados Unidos não há como negar sua liderança político-econômica sobre todo o Globo. Sobre os países norte-americanos, analise as afirmações.
00 As planícies, localizadas na porção central, têm tanto a leste como a oeste cadeias montanhosas do Terciário. A disposição das terras no sentido nortesul possibilita a presença de variados tipos de clima: do tropical úmido na Flórida e Golfo do México até o polar na porção setentrional do Canadá. Grandes extensões de vegetação natural ainda cobrem as planícies e as montanhas situadas a leste do continente.
11 O Canadá apresenta maiores densidades demográficas na porção oeste onde estão suas principais cidades e atividades econômicas. Predominantemente de origem inglesa, a leste do país encontra-se a província de Ontário, povoada por franceses, que luta para tornar-se independente e constituir um novo Estado.
22 Os Estados Unidos apresentam recursos naturais variados embora cada vez mais limitados pela contínua exploração. Esse fato tem tornado o país grande importador, principalmente, de petróleo e gás natural.
33 Berço das transnacionais, os Estados Unidos apresentam cerca de 1/3 das empresas situadas entre as 500 maiores e mais poderosas do mundo. A região Nordeste, apesar de ter perdido parte das indústrias que lá existiam, ainda conserva as sedes das empresas. Assim, essa região funciona como um pólo político-econômico de onde partem decisões que afetam as economias das mais diferentes áreas do Globo.
44 Apesar de todo o poderio econômico, uma parcela considerável da população estadunidense tem empobrecido. O desemprego, as históricas diferenças socioeconômicas entre brancos e negros e a integração dos imigrantes de origem latina são os principais problemas sociais enfrentados, atualmente, pelos Estados Unidos.

6) (UFS) Sobre a América Latina, analise as afirmações a seguir.
00 Dentre as regiões do continente, a América Andina é a que apresenta a maior homogeneidade, não somente quanto às paisagens naturais predominantemente montanhosas mas, também, quanto ao quadro socioeconômico, pois os países componentes apresentam bons níveis de desenvolvimento industrial e modernização agrícola.
11 Sob o ponto de vista econômico, o México apresentou grande crescimento durante os anos de 1990, graças às políticas neoliberais adotadas e à sua entrada no Nafta. No entanto, os grandes problemas sociais como a pobreza na zona rural, a desigualdade social e a forte emigração permanecem.
22 O modelo agroexportador adotado em quase toda a América Central continental é um dos fatores responsáveis pela pobreza generalizada da população. Constituem exceções El Salvador e Costa Rica, países com rápido crescimento econômico graças à industrialização.
33 Na América Platina, a Argentina destaca-se não só pelo quadro natural diferenciado em relação aos demais países como também por sua economia diversificada que, apesar da recente crise, ainda pode ser considerada industrializada.
44 Na América Central Insular existem contrastes muito fortes: de um lado está o Haiti, considerado o país com os mais baixos níveis de vida do continente. Do outro lado, está Cuba cuja população apresenta alta taxa de alfabetização e elevada expectativa de vida.

7) (UFS) .Na América Latina vivem pouco mais de 500 milhões de habitantes que apresentam em comum fortes laços históricos. Sobre esse subcontinente, analise as afirmações.
00 Segundo dados divulgados pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) a maior parte dos países latino-americanos apresentam IDH médio. Em pólos opostos estão a Argentina e o Uruguai com os mais altos IDHs e o Haiti com o menor IDH latino-americano.
11 O México, atualmente, um dos países de mais elevado PIB do continente, teve seu crescimento industrial acelerado, dentre outros fatores pela entrada maciça de capitais norte-americanos, a partir da década de 1950. 22 A fragilidade econômica e a instabilidade política e social da Argentina, nas últimas décadas, levaram o país a uma séria crise cujos reflexos são observados pela redução dos investimentos internacionais e elevado percentual de desemprego.
33 A Venezuela se destaca como o maior produtor e exportador de petróleo latino-americano. A privatização dos poços de petróleo e das refinarias do país foram fatores decisivos para sua saída da OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo).
44 O processo de globalização tem transformado o espaço econômico dos países andinos. Até a década de 1970, países como a Colômbia, o Peru e o Equador apresentavam suas economias baseadas na agricultura. Atualmente, as atividades secundárias e terciárias são as mais importantes para as economias locais.

8) Assinale o que for correto sobre a economia e a sociedade dos países andinos.
00 No Equador e na Colômbia, os cultivos de plantation, como o café, o cacau, a cana-de-açúcar e a banana, destinam-se principalmente ao mercado externo, como produtos de exportação. Esses cultivos ocupam, tradicionalmente, as terras quentes.
11 A Colômbia é um importante produtor de pasta de coca que, depois de refinada, transforma-se em cocaína. .
22 A economia da Venezuela assenta-se sobre a produção e a comercialização do petróleo. Na década de 70, quando os preços do produto tiveram enorme alta, o País viveu uma grande euforia econômica . Com as variações no preço do petróleo, nas últimas décadas, a economia venezuelana entrou em crise.
33 O cobre e o estanho são importantes produtos extrativos explorados pela Bolívia.
44 A população da Bolívia, de forte composição indígena, tradicionalmente pauperizada, reivindica maior participação na política socioeconômica do país
55 O Chile e a Venezuela se distinguem dos outros países da América Latina, porque possuem acordos de livre comércio com a União Européia e com os Estados Unidos e, por esse motivo, houve uma grande redução da pobreza nesses países

9) (UFS) Considere o mapa apresentado abaixo:
A partir do mapa e de seus conhecimentos sobre os deslocamentos populacionais no continente americano, analise as afirmações que seguem.
00 Os Estados Unidos são o país que mais recebeu imigrantes no continente americano e tem tomado medidas para restringir a entrada de novos grupos.
11 Entre os imigrantes clandestinos que ingressam ilegalmente nos EUA, via fronteira, destacam-se os braceros, mexicanos que buscam trabalho.
22 O NAFTA, aliança comercial entre EUA e México visa à promoção da livre circulação de mercadorias e de trabalhadores, eliminando as restrições aos imigrantes.
33 Os migrantes ilegais são, via de regra, recrutados por empregadores em condições de subemprego, com baixos salários e sem proteção trabalhista. 44 A legislação atual dos EUA é bastante restritiva à entrada de imigrantes, particularmente, em relação aos latino-americanos, africanos e asiáticos.

10)(UFS). Considere o mapa apresentado abaixo.
Uma das grandes vantagens econômicas dos Estados Unidos refere-se ao seu grande território. Este permite uma variedade de arranjos produtivos, em especial no setor industrial. Sobre a regionalização econômica do espaço estadunidense, analise as afirmações.
00 A região 1: corresponde a megalópole BOS-WASH, formada pelo eixo Boston - Nova York - Washington, também denominada decisíonal belt por concentrar, principalmente, a sede de várias instituições financeiras e conglomerados empresariais.
11 A região II corresponde a uma parte do manufacturing belt, área de industrialização mais antiga e que, pelo menos desde a década de 1970, sofre um esvaziamento econômico pela mudança das atividades industriais mais tradicionais para paises que oferecem menores custos de produção.
22 A região III ganhou destaque na passagem do furacão Katrina, pois este afetou seriamente a economia da região, fundada na indústria automotiva voltada para a exportação, aproveitando os menores custos da mão-de-obra local, bem como a existência de portos marítimos e fluviais.
33 A região IV faz parte de um espaço maior denominado sun belt e que concentra indústrias de alta tecnologia, associadas a centros de pesquisas importantes de onde saem a maior parte de seus funcionários.
44 A região V foi denominada, jocosamente, de "vale do silicone", pois concentra a maior parte da chamada 'indústria do entretenimento', responsável pela produção de filmes para o cinema e a televisão com distribuição mundial.

11) Desde o início do século XXI, as democracias latino-americanas se expandem e se consolidam com eleições periódicas e alternância de correntes políticas no poder. Sobre esse contexto político e econômico, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Venezuela, cujo crescimento econômico sustenta-se graças à valorização do preço do petróleo, aderiu ao acordo do Mercosul em reunião de cúpula realizada em Caracas.
( ) A Bolívia, país membro associado do Mercosul, realizou eleições em dezembro de 2005 que deram vitória a Evo Morales do Movimiento Al Socialismo (MAS); a partir de 2006, seu governo tomou duras medidas contra os investimentos de empresas brasileiras naquele país com a estatização da exploração de gás natural.
( ) As eleições na Colômbia, em 2006, demonstraram uma interrupção na tendência sul-americana de escolher governos esquerdistas ou populistas, quando a população optou por reeleger Álvaro Uribe que desenvolve uma política externa pragmática por meio da cooperação comercial e militar com os EUA.
( ) México e Chile, sintonizados com o projeto bolivariano de Hugo Chavez, defendem o protecionismo econômico como a melhor estratégia para impulsionar negócios, gerar empregos e atrair investimentos.

Marque a seqüência correta.
A) V, V, F, V
B) V, F, V, V
C) F, V, V, V
D) V, V, V, F
E) F, F, F, V

12) Sobre os aspectos sociopolíticos, econômicos e regionais da América do Sul permitem afirmar:
00 A Colômbia, entre os países andinos, é o que detém a maior população e os maiores investimentos estrangeiros e, com a ajuda dos Estados Unidos, diminuiu a violência na zona rural, reduzindo, conseqüentemente, o número de refugiados.
11 A Venezuela é o maior produtor de petróleo do continente sul-americano, integra a Organização dos Países Produtores e Exportadores de Petróleo (OPEP) e fornece boa parte do óleo consumido pelos Estados Unidos.
22 O Chile, considerando-se o grupo dos países andinos e platinos, é o que possui maiores investimentos estrangeiros, tendo assinado o Acordo de Livre Comércio com os Estados Unidos, principal comprador de seus produtos.
33 O Peru é o segundo país mais populoso dos Andes, concentra grande diversidade populacional e cultural e se destaca na exportação de metais e de pesca, sendo que o comércio ilegal da coca, da qual é produtor, tem grande valor nas exportações.
44 A eleição de Evo Morales para a presidência da Bolívia, em 2006, relaciona-se diretamente com o seu discurso nacionalista radical, favorável ao controle dos investimentos estrangeiros e apoiado pelas populações indígenas locais.
5 5 O Brasil, país mais populoso da América do Sul, é fruto de intensa miscigenação, detém a menor concentração de renda e possui a maior taxa de mortalidade infantil e o mais alto índice de desenvolvimento humano (IDH) do continente.


--------------------------------------------------------
A Formação do Território Brasileiro

1. Expansão territorial do Brasil colônia.
* Ocupação se deu no período do capitalismo comercial – século XV e XVIII.

1.1 Os Tratados entre Espanha e Portugal.
* O Tratado de Tordesilhas
* O Tratado de Madri

2. A Importância das atividades econômicas na expansão territorial brasileira.
* Ocupação de caráter litorâneo e periférico.
* O Pau-brasil – primeira riqueza a ser explorada.
* Cana-de-açúcar – primeira atividade do Brasil Colônia no nordeste até início do Século XVIII.
* Paralelamente à economia canavieira: a pecuária, a mineração, as bandeiras, as missões dos jesuítas e a coleta das drogas do Sertão. (responsáveis pela interiorização e alargamento do território português.

2.1 Os arquipélagos econômicos coloniais.

* As atividades econômicas brasileiras eram regionais, isoladas umas das Outras.

3. Expansão das fronteiras

* Acre – Brasil - 1909 tratado de Petrópolis

* Áreas mediantes acordos: Uruguai – 1850, Venezuela – 1859, Bolívia – 1867, Paraguai – 1870, Argentina – 1893 e 1895 e Guiana Francesa – 1901.

3. A atual configuração do território brasileiro.

* O Brasil é o 5º país do mundo em superfície – 8.547.403,5 Km² - ocupa 47% do território sul-americano.

4.1 Localização

* Norte: acima da linha do Equador: AM, RR,PA,AP.
* Sul: trópico de capricórnio – passa pelos estados de SP, MS e PR
* Pontos Extremos: Norte Monte Caburaí – Roraima
Sul Arroio Chui – Rio Grande do Sul
Leste Ponta do Seixas – Paraíba
Oeste Serra de Contamana – Acre
* Fusos horários: 3 fusos

5. A organização política administrativa.

* Vinte e sete unidades federativas: 26 estados e 1 Distrito Federal.
6. A divisão regional

* Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-oeste e Sul.